Não encontrou o que queria?
Blog

Laje da Jagua: Um Espetáculo de Ondas Gigantes em Jaguaruna-SC

Laje da Jagua é oficializada "Capital Nacional da Maior onda do Brasil".
25/01/2024
A "Laje da Jagua", é uma formação rochosa localizada a cerca de 5 km da costa de Jaguaruna, no Sul catarinense, é reconhecida como o epicentro das maiores ondas do Brasil.
Onde muitos praticante de tow-in, vem para Laje praticar esse esporte.

A ondulação que percorre as águas a uma profundidade de aproximadamente 40 metros encontra, de maneira abrupta, uma bancada de pedras a 2 metros de profundidade, dando origem a imponentes ondas gigantes que se desdobram em direções opostas. O portal portallitoralsul.com.br relata que a onda da Laje da Jagua foi objeto de um estudo científico minucioso, confirmando o que muitos surfistas de ondas grandes já afirmavam: até o momento, esta é a maior onda do Brasil, atingindo alturas impressionantes de até 15 metros.

Fundada em 2003 sob a liderança do lendário big rider Zeca Scheffer, a ATOW-INJ uniu forças nos últimos anos com membros do movimento Big Waves Brasil (BWB) para organizar, desenvolver e consolidar o trabalho na `Laje da Jagua`, resultando em avanços notáveis. O local, explorado recentemente, teve seu início em 2003, com Zeca Scheffer e o campeão mundial de ondas grandes Rodrigo Resende.

A formação das ondas da Laje da Jagua a uma profundidade de 1,5 a 2 metros torna a experiência desafiadora e perigosa. De acordo com os surfistas locais, a direita apresenta ondas grandes e pesadas, com um tubo de entrada muito difícil, enquanto a esquerda é mais surfável. A rasa laje oceânica já foi palco de vários naufrágios, incluindo o navio do guerrilheiro Giuseppe Garibaldi, que resultou em pelo menos 70 mortes no século 19.

Destacando-se como um dos principais eventos, a competição em 2006 teve a vitória de Carlos Burle, repetindo o feito em 2011, desta vez ao lado de Eraldo Gueiros. O evento prestou homenagem a Zeca Scheffer, um dos pioneiros da Laje, que faleceu em um acidente de carro em 2006, a caminho de Jaguaruna.

A Laje da Jagua é protegida por uma associação composta por 12 surfistas locais, responsável pela segurança, preservação e organização de eventos no local. "Aqui somos muito receptivos", destaca Thiago Jacaré.

Surfista
Thiago Jacaré

Foto
Luiz Reis
Equipe especializada, avançada tecnologia, sólido conhecimento imobiliário e cuidadosa atenção aos clientes. Venha para a Bem Reside, a primeira opção de quem quer vender, comprar ou alugar.
entre em contato
0800 809 9000[email protected]
Siga-nos
2021 | bemreside.com.br CRECI 5589-J